Iniciação à Docência

 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

A iniciação à docência pelo PIBID visa proporcionar aos estudantes, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação teórico-prática com o cotidiano das escolas públicas de Educação Básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Participam do Programa, o Coordenador Institucional, o Coordenador de Área, Docente Orientador e estudante dos cursos de Graduação em Licenciatura.

 

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

O Programa Residência Pedagógica compõe a Política Nacional de Formação de Professores e visa fomentar a formação prática nos cursos de licenciatura, proporcionando aos discentes uma imersão nas escolas da Educação Básica, a partir da segunda metade do curso. Considera-se estudante na segunda metade do curso aquele que tenha cursado no mínimo 50% da carga horária total ou estejam cursando a partir do 5° semestre. Participam do Programa, o Coordenador Institucional, o Docente Orientador, o Preceptor e o Residente.

 

PROGRAMA PRODISCENTE

O programa consiste em uma ação direcionada à formação de estudantes de graduação, mediante o incentivo a ações de iniciação à Docência, à Pesquisa e à Extensão. O Eixo Iniciação à Docência promove o incentivo aos (às) estudantes no envolvimento com a docência em articulação com a Educação Básica, nos municípios do Território UFOB.

 

PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO

O Programa de Monitoria de Ensino consiste em um processo formativo que incentiva e amplia os espaços de aprendizagem do estudante de Graduação, compartilhando com o professor vivências relacionadas às atividades de ensino